Termos Cervejeiros – Parte 3

Atualizado: Nov 11

Já faz um tempinho que não aumentamos o nosso vocabulário cervejeiro aqui no “Resenha Noi”, né? Nós já publicamos a parte 1 e a parte 2. Então vamos aproveitar para apresentar, ou explicar, alguns termos que vez ou outra aparecem nos textos do blog, em sites especializados, lives e em qualquer espaço que propague as informações sobre este universo maravilhoso de sabores e sensações!

Escola Cervejeira – As escolas cervejeiras não são instituições formais de ensino, mas sim, países com tradição na produção cervejeira e que por conta das suas características próprias convencionou-se chamá-las de escolas. As quatro principais são: Alemã, Belga, Inglesa e, a mais moderna, Americana.

Família Cervejeira – As cervejas se caracterizam por suas famílias e estilos. A diferença entre as famílias se dá pelo tipo de levedura utilizado em sua produção. As três principais são: Ale (alta fermentação), Lager (baixa fermentação) e Lambic (fermentação espontânea). Sobre as duas primeiras nós falamos melhor, na parte 2 desta série.

Lambic – Esta família cervejeira pode ser considerada a mais antiga de todas e tem como principal característica o uso de leveduras de fermentação espontânea e pela acidez no sabor. Os principais estilos são: Gueuze (blend de lambics), Fruit Lambic (com adição de fruta) e Faro (com adição de açúcar).

Estilo Cervejeiro – O estilo é o nome que categoriza e engloba as características das cervejas que se diferenciam por aparência, sabor, ingredientes, método de produção, história ou origem. Aqui no Brasil levasse em consideração o guia americano de estilos do BJCP (Beer Judge Certification Program), uma organização que julga e certifica estilos de cerveja de todo o mundo. Em 2018, o Brasil teve seu primeiro, e até hoje único estilo reconhecido: Catharina Sour. Se você quiser conhecer o BJCP, clique aqui .

Catharina Sour – É o 1º estilo cervejeiro reconhecido como brasileiro (mas isso você já sabia pelo último verbete, né?). Foi criado por cervejeiros de Santa Catarina, no Sul do país, em 2016. Basicamente, a Catharina Sour é cerveja de trigo clara, refrescante, com uma acidez láctica limpa, tem adição de frutas e um nível alto de carbonatação. E em breve a Noi terá uma novidade sobre este estilo... 😉

E aí, você já conhecia todos os termos e nomes que abordamos hoje? Em breve teremos novas resenhas com termos cervejeiro! Enquanto isso, clica neste link, nele você encontra nosso delivery, o ifood, nossa loja virtual, enfim... tudo sobre a Noi. Até a próxima!!!

21 visualizações

Fábrica Noi Itaipu

21 2709 3939

Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1964 Itaipu, Niterói Rio de Janeiro

Informações para Imprensa

Saulo Campos

saulo@lumocomunica.com.br 

21 99113 8784

Ou envie um email para atendimento@cervejarianoi.com.br

Cervejaria Noi - Todos os Direitos Reservados.