Termos Cervejeiros – Parte 2

A nossa ideia no blog Resenha Noi é sempre trazer informações relevantes sobre o mundo cervejeiro e isso incluí o uso de algumas palavras que não são tão usuais no nosso cotidiano. Por isso, já fizemos um texto com alguns termos cervejeiros (ABV, Drinkability, Lúpulo, Dry Hopping e IBU) que você pode ler clicando aqui e hoje trazemos mais algumas palavras para ampliar nosso vocabulário!


Ale – É uma das duas principais famílias cervejeiras (a outra é a Lager, que falaremos logo em seguida) e é caracterizada pela fermentação em temperaturas elevadas, entre 16 e 24 graus. Normalmente as cervejas dessa família são complexas, frutadas e lupuladas. Alguns exemplos de cervejas “Ale” da Cervejaria Noi: Avena (Belgian Pale Ale), Bianca (Weiss), Cioccolato (Russian Imperial Stout) e Fiorella (India Pale Ale).

Lager – Esta família cervejeira tem como principal característica a fermentação em baixas temperaturas, algo entre 5 e 12 graus. As cervejas lagers, em geral, são mais leves, tem amargor moderado e alta carbonatação. A Noi tem alguns rótulos nesta família como por exemplo: Bionda, Bionda Oro, Noi Low Carb (Pilsen) e Nera (Schwarzbier).


Malte – O malte é qualquer grão cereal que tenha sido maltado, na cerveja o principal malte é o de cevada, mas outros cereais também são utilizados como milho e aveia. Existem diversos tipos de maltes com características que influenciam na coloração e no sabor de cada receita e alguns são batizados com o nome do estilo no qual são utilizados. Tipos de malte de cevada: Pilsen, Pale Ale, Caramelo, Chocolate, Defumados, Escuros, Pretos e torrados.


Levedura – As leveduras são tipos de fungos. Isso mesmo! Elas são organismos unicelulares, que não fazem fotossíntese e que se multiplicam de forma acelerada. A levedura da cerveja converte açúcar em álcool, por meio da fermentação. Ou seja, bendito fungo! As espécies mais populares são a Saccharomyces Cerevisiae (Ale) e a Saccharomyces Pastorianus (Lager).


Off-Flavor São os sabores indesejados ou que caracterizam um defeito em determinado estilo de cerveja. Sabe aquela sensação de que algo “de errado não está certo” que às vezes você tem após o primeiro gole ou de sentir o aroma da cerveja? Então, é um off-flavor. Existem diversos tipos e causas para isso ocorrer e mais para frente podemos fazer um artigo explicando as características de cada um deles.

Em breve teremos novas resenhas com termos cervejeiro! Enquanto isso, entre no nosso site ou via whatsapp e garanta sua cerveja Noi. Afinal de contas, não tem nada melhor do que ler sobre cerveja bebendo seu estilo favorito!

23 visualizações

Fábrica Noi Itaipu

21 2709 3939

Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1964 Itaipu, Niterói Rio de Janeiro

Informações para Imprensa

Saulo Campos

saulo@lumocomunica.com.br 

21 99113 8784

Ou envie um email para atendimento@cervejarianoi.com.br

Cervejaria Noi - Todos os Direitos Reservados.