top of page

Toda cerveja tem uma história! A da Fiorella é uma homenagem ao nonno

Atualizado: 27 de jan. de 2021

Quase todo apreciador de artesanais é um curioso sobre o estilo que está bebendo ou quer saber um pouco mais sobre o rótulo da vez. Quem nunca pesquisou no Google, em aplicativos ou viu vídeos no YouTube sobre a cerveja que iria beber? Fato é que toda cerveja tem uma história e aqui na Resenha Noi vamos conhecer os “bastidores” de alguns dos nossos rótulos. A de hoje é sobre a Fiorella, uma homenagem ao nonno Fiorello Buzin.

Bianca Buzin, diretora da Noi, nos conta como este rótulo foi escolhido para homenagear seu avô. “Nosso nonno Fiorello é descendente de italianos e foi um dos primeiros membros da nossa família no Brasil. Ele tinha uma personalidade marcante e teve uma vida de muito trabalho no campo. Em italiano, Fiorello (no feminino) significa pequena flor. Juntamos o fato de usarmos muito lúpulo à potência do sabor e não tivemos dúvidas na hora de batizar essa receita”, resumiu Bianca.


Lançada na primavera de 2018, a Fiorella é uma American IPA, estilo conhecido por receber cargas generosas de lúpulos americanos com características aromáticas, cítricas e florais, além do amargor pronunciado. Com 6,3% de ABV (teor alcoólico) e 60 IBU (medida de amargor), nossa receita tem na sua base os lúpulos Cascade, El Dorado, Mosaic e Nugget e Dry Hopping dos três primeiros.


Para Guilherme Zanin, mestre cervejeiro da Noi, a Fiorella veio para atender a necessidade de ter no portfólio uma cerveja lupulada que não fosse tão potente quanto a Amara, uma Imperial IPA com 10,5% de ABV e 115 IBU. “Todo dia, ao final do expediente, quando queria relaxar com uma cerveja mais lupulada eu bebia a Amara e saia da fábrica trocando as pernas. Isso não é necessariamente ruim, mas tem dias que precisamos pegar mais leve. Comecei fazendo a Fiorella para consumo próprio e quando a receita já estava redonda, chegou a hora de colocar em linha.”, comentou Guilherme.



Guilherme escolheu para a Fiorella alguns lúpulos com uma pegada mais para frutas de caroço (pêssego, damasco e manga). “Minha inspiração foi o damasco, tanto que a cor da cerveja se aproxima a da fruta. Nós utilizamos uma pequena fração de maltes caramelos para conseguir esse tom e dar um leve sabor. Mas o destaque fica para os lúpulos mesmo: El Dorado com notas de frutas de caroço, Mosaic para trazer um sabor resinoso e o Cascade para notas mais cítricas.”, explicou o mestre cervejeiro da Noi.



Fiorella – Ficha Técnica

Cerveja: Noi Fiorella

Estilo: American India Pale Ale

ABV: 6,3%

IBU: 60 IBU Formato: Chope e Garrafa de 600 ml

Copo indicado: Pint







 

Se você ficou curioso para conhecer a Fiorella, acesse este link ou peça pelo Whatsapp dos números 21.96763-5148 (Rio) e 21.97165-0774 (Niterói).

E quais são os assuntos que você quer ver neste espaço cervejeiro? Escreva nos comentários e não esqueça: fortaleça o comércio da sua região e beba local!

1.647 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page