top of page

Saint Patrick´s Day – Quatro curiosidades bem curiosas sobre o Dia de São Patrício

Todo cervejeiro sabe (ou deveria saber) que no dia 17 de março é dia de beber chope verde e comemorar o St. Patrick´s Day, ou, em bom português, o Dia de São Patrício. Nesta resenha vamos trazer algumas curiosidades bem interessantes sobre o padroeiro da Irlanda e sobre a festa que acontece em vários pontos do nosso planeta cervejeiro! Porém, antes disso, não posso deixar de fazer um merchan e dizer que todos os restaurantes e quiosques da rede Noi Gastronomia (com exceção de Itacoatiara) estão vendendo um kit especial, composto por uma caldereta de 300ml e pelo tradicional chope verde (Noi Bionda), por R$ 27,00. O kit estará disponível até o dia 31 de março, ou enquanto durarem os estoques.


São Patrício não era irlandês

Sim, isso é surpreendente. Apesar das lendas que envolvem seu nome, os historiadores geralmente acreditam que São Patrício seja britânico e tenha nascido perto do final do século IV, provavelmente na Escócia ou no País de Gales. Aos 16 anos, ele foi sequestrado por invasores irlandeses e vendido como escravo a um padre celta na Irlanda do Norte. Ele trabalhou por seis anos como pastor até fugir de volta para a Grã-Bretanha. Só depois disso retornou para a Irlanda como um missionário cristão.


O nome do São Patrício, não é Patrício

Ele nasceu Maewyn Succat, mas mudou seu nome para Patricius depois de se tornar padre.


São Patrício não usava verde

É eita atrás de vixe, mas, na verdade, São Patrício usava roupas azuis. A cor verde ficou associada ao St. Patrick´s Day depois que foi ligada ao movimento de independência irlandesa, no final do século 18. Acredita-se que a mudança para o verde tenha acontecido por causa de o apelido da Irlanda ser Ilha Esmeralda, pelo verde na bandeira do país e pela cor do trevo.


O maior festival de St. Patrick´s é americano

O St. Patrick´s Day é a festa mais importante do calendário irlandês. As comemorações duram cinco dias, e o ponto alto acontece justamente no dia 17 de março, com um desfile em Dublin, que movimenta cerca de meio milhão de pessoas (em tempos pré-Covid). Porém, a maior parada de São Patrício do mundo é realizada em Nova York! São mais de 2 milhões de pessoas vestidas de verde, se divertindo e bebendo cerveja, sendo que 150 mil participam de fato de um desfile que começa na mundialmente famosa Quinta Avenida.

 

Diz aí, você já conhecia algumas dessas curiosidades? Muito legal! E como não custa repetir, garanta seu chope verde e o copo exclusivo de St. Patrick´s Day nos restaurantes Noi até o dia 31 de março, ou enquanto durarem os estoques. Saúde!


511 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page