top of page

Escola cervejeira alemã

Já comentamos em alguma Resenha Noi sobre a existências das “escolas cervejeiras”, que diferentemente do que o nome sugere, não é uma formação acadêmica, mas sim as características próprias da tradição na produção cervejeira de cada país. As quatro principais são: alemã, belga, inglesa e, a mais moderna, americana.


Hoje, vamos começar pela escola cervejeira da Alemanha, país que, muito mais do que o inesquecível 7 a 1, nos brinda com cervejas incríveis há muito tempo. Só para se ter uma ideia, a Reinheitsgebot, a Lei de Pureza Alemã, é de 1516! Essa lei diz que as cervejas só podem ser produzidas com três ingredientes: água, malte e lúpulo (em outra oportunidade, teremos um post só sobre isso!).


A Alemanha é o maior produtor europeu de cervejas e o quarto maior do mundo. Os alemães são conhecidos pela fidelidade às culturas locais. Por isso, eles importam apenas 10% da cerveja consumida no país. Não é um exagero dizer que praticamente cada bairro tem uma cervejaria para chamar de sua! Em 2017, existiam mais de 5 mil marcas, produzidas por 1.400 cervejarias, sendo que 90% delas eram independentes, ou seja, não pertencentes aos grandes grupos. Nada mal, né?


Uma curiosidade que vale ser ressaltada: nem só de cervejas alemãs é feita essa escola. Existe uma zona de influência germânica englobando vários países da região, como República Tcheca, Eslováquia, Áustria, Holanda e Polônia.


A lista de estilos de cerveja é extensa e contempla as três famílias: Lager (baixa fermentação), Ale (alta fermentação) e Lambic (fermentação espontânea), mesmo respeitando a Reinheitsgebot.

A Noi tem no portfólio a Bionda (Pilsen), a Bianca (Weiss), a Nera (Schwarzbier), a Oro (Premium Pilsen) e a Low Carb (Pilsen) como representantes dessa grande e tradicional escola cervejeira. Por sinal, Bianca, que também é o nome de uma das diretoras da Noi, significa Weiss, em alemão, ou seja, branca, assim como a característica da espuma da cerveja de trigo. Tudo aqui é conectado!


E como você já deve estar com água na boca, não perde tempo e entra no nosso site ou visite um dos restaurantes e quiosques da Noi. Prost (saúde em alemão 😉)!

120 visualizações0 comentário
bottom of page