top of page

Escola cervejeira alemã

  • Foto do escritor: Resenha Noi
    Resenha Noi
  • 4 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Já comentamos em alguma Resenha Noi sobre a existências das “escolas cervejeiras”, que diferentemente do que o nome sugere, não é uma formação acadêmica, mas sim as características próprias da tradição na produção cervejeira de cada país. As quatro principais são: alemã, belga, inglesa e, a mais moderna, americana.


Hoje, vamos começar pela escola cervejeira da Alemanha, país que, muito mais do que o inesquecível 7 a 1, nos brinda com cervejas incríveis há muito tempo. Só para se ter uma ideia, a Reinheitsgebot, a Lei de Pureza Alemã, é de 1516! Essa lei diz que as cervejas só podem ser produzidas com três ingredientes: água, malte e lúpulo (em outra oportunidade, teremos um post só sobre isso!).


A Alemanha é o maior produtor europeu de cervejas e o quarto maior do mundo. Os alemães são conhecidos pela fidelidade às culturas locais. Por isso, eles importam apenas 10% da cerveja consumida no país. Não é um exagero dizer que praticamente cada bairro tem uma cervejaria para chamar de sua! Em 2017, existiam mais de 5 mil marcas, produzidas por 1.400 cervejarias, sendo que 90% delas eram independentes, ou seja, não pertencentes aos grandes grupos. Nada mal, né?


Uma curiosidade que vale ser ressaltada: nem só de cervejas alemãs é feita essa escola. Existe uma zona de influência germânica englobando vários países da região, como República Tcheca, Eslováquia, Áustria, Holanda e Polônia.


A lista de estilos de cerveja é extensa e contempla as três famílias: Lager (baixa fermentação), Ale (alta fermentação) e Lambic (fermentação espontânea), mesmo respeitando a Reinheitsgebot.

ree

A Noi tem no portfólio a Bionda (Pilsen), a Bianca (Weiss), a Nera (Schwarzbier), a Oro (Premium Pilsen) e a Low Carb (Pilsen) como representantes dessa grande e tradicional escola cervejeira. Por sinal, Bianca, que também é o nome de uma das diretoras da Noi, significa Weiss, em alemão, ou seja, branca, assim como a característica da espuma da cerveja de trigo. Tudo aqui é conectado!


E como você já deve estar com água na boca, não perde tempo e entra no nosso site ou visite um dos restaurantes e quiosques da Noi. Prost (saúde em alemão 😉)!

 
 
 

1 comentário


Ben Kolins
Ben Kolins
19 de nov.

The German School of Brewing offers unique insights into the traditions and technologies of beer production, and for those who want to take a break, there is the website https://www.brazino777.bet.br/  which features fun games, registration bonuses, and various rewards for activity, making the platform interesting and profitable to use.

Curtir
bottom of page