top of page

Harmonização de cervejas com sobremesas

Quem disse que cerveja e doces não combinam? Depois que passamos a conhecer um pouco mais sobre o mundo cervejeiro, percebemos como é legal experimentar os variados estilos do nosso líquido sagrado e brincar com nossas experiências sensoriais por meio de harmonizações. Há algum tempo falei sobre como harmonizar cervejas e fast-foods (clique aqui para ler) e agora vou trazer algumas dicas de como escolher o estilo “certo” (certo ou errado vai do paladar de cada um, né?) para acompanhar sobremesas tradicionais.

Antes de chegarmos nas combinações em si, vale citar que as harmonizações se dão por semelhanças (aromas parecidos e uso dos mesmos ingredientes), contrastes (doce com salgado, por exemplo) e complementação (quando a combinação da comida com a bebida formam uma unidade na boca, criando um terceiro sabor).


Brigadeiro, brownies e bolo de chocolate – Para os chocólatras de plantão, tenho duas sugestões. Podemos brincar com a tosta de café (quem não gosta de um cafezinho com bolo?) e com cervejas que remetem ao próprio chocolate. Eu indico a Noi Nera (Schwarzbier) para o primeiro caso e a Cioccolato (Russian Imperial Stout) para o segundo. Outros estilos que também combinam com chocolate ao leite são as Lambic, Porter e Tripel.

Banana Caramelizada – As cervejas de trigo do estilo Weiss já trazem notas e especiarias que combinam e remetem ao sabor da banana. Além disso, a acidez e alta carbonatação ajudam a limpar o dulçor do caramelo. A indicação é a Noi Bianca (Weiss).

Cheesecake – Queijo cremoso e calda doce já é uma combinação interessante. O dulçor da calda (normalmente de frutas) e a gordura da base de queijo pedem cervejas com o teor alcoólico mais elevado. A Noi Diavollo, uma Belgian Strong Ale envelhecida em barril de Chardonnay, tem bem equilibrados 8.6% de ABV e notas de limão, baunilha e uvas branca que combinam tanto com o queijo, quanto com as frutas da calda.

Pudim de Leite – A Noi Bárbara (Barley Wine) vai te trazer uma explosão de sabores quando combinada com esta sobremesa clássica de fim de almoço, na casa da avó. A complexidade do estilo e as notas de notas de caramelo, toffee e fruta secas desta cerveja vão elevar sua experiência com o doce.

Tiramisù – Esta tradicional receita italiana pode ser harmonizada com cervejas que acompanhem seus ingredientes, chocolate e café. Além da Noi Nera (Schwarzbier) e da Cioccolato (Russian Imperial Stout), eu também sugiro a Cioccolato Barile (RIS), o alto teor alcoólico (12%) ajuda a suavizar o gosto do creme da sobremesa e ainda deixa um final amadeirado, já que a cerveja é envelhecida em barris de carvalho.

 

Conta para gente aqui nos comentários ou no nosso Instagram @cervejanoi qual destas harmonizações você mais gostou ou indica novas combinações para gente. Vai que rola um novo post com dicas? Estes rótulos e os outros da Noi você encontra na nossa loja e em diversos outros pontos de venda. Aliás, tem um serviço sobre isso bem aqui.

1.260 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page