top of page

Com ou sem colarinho? Vamos falar da importância da espuma para cerveja

Na Resenha Noi de hoje vamos falar sobre um tema que ainda é polêmico, mas que não deveria ser: o colarinho! Também chamado de creme ou espuma, ele ainda divide opiniões. Para alguns é mera formalidade ou “esperteza” do bar, para servir menos cerveja do que o cliente está pagando, mas saiba que a faixa branca que se forma sobre o líquido sagrado tem importantes funções para a bebida.

O colarinho é formado por bolhas de gás carbônico (CO) e proteínas da cerveja. Dependendo do estilo escolhido ela apresenta diferentes propriedades, bolhas maiores ou menores, maior ou menos cremosidade, formação mais abundante ou não e tempos de retenção diferentes. Uma Weiss, como a Noi Bianca, tem bastante proteína de trigo e por consequência uma abundante espuma cremosa. Já uma English Pale Ale, tem pouca formação de espuma, como resultado da baixa carbonatação. A escolha do copo também tem influência, o formato da tulipa facilita a formação da espuma, já um pint não tem essa preocupação (para saber mais sobre copos, clique aqui).


Dito isso, podemos afirmar que este creme formado, indica a saúde da cerveja e serve como uma verdadeira proteção. A espuma impede o contato do líquido com o oxigênio, ajuda na manutenção da temperatura e prolonga a conservação do aroma e do sabor da cerveja.


Ou seja, se a sua cerveja, após o serviço, não apresentar espuma, provavelmente ela está com algum defeitinho, que pode ter várias origens, ou o copo não estava lavado corretamente (resíduos de espuma e gordura podem afetar a formação do colarinho). Agora, se optar por evitar a formação de creme ao servir, você está deixando sua bebida desprotegida. O que não faz muito sentido.


Outra questão é a quantidade de colarinho. Algo entre dois e três dedos de altura é suficiente para garantir a proteção da cerveja.


Então, tome nota:

1) O colarinho é formado por gás carbônico (CO) e proteína.

2) O creme é uma proteção para a cerveja.

3) A espuma, além de cremosa, ajuda a manter a temperatura e a prolongar a conservação de aroma e sabor.

4) A altura ideal é entre dois e três dedos de altura.

5) Servir a cerveja sem colarinho acaba prejudicando a sua experiência de degustação.

 

Agora que você conhece mais sobre o assunto e sabe que pedir um chope sem colarinho influencia negativamente sua experiência de degustação, peça alguns rótulos da Noi pelo whatsapp, no site ou visite um dos restaurantes que já estão reabertos e compare as diferenças do creme de cada estilo. Até a próxima!

3.002 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page