top of page

Com que copo eu vou? Quatro copos que todo cervejeiro deve ter em casa

A Resenha Noi é um espaço democrático e aqui falamos sobre tudo que pode interessar ao apreciador de uma boa cerveja artesanal. O tema de hoje é uma verdadeira paixão para muitos: copos cervejeiros. Existem diversos estilos e formatos e neste post vamos falar da importância deles na degustação do nosso líquido sagrado. Porém, não se preocupe em arrumar espaço para uma coleção infindável de copos. Nós vamos listar quatro copos coringas que todo mundo deve ter em casa. Então abre sua Noi e segue a resenha!


Primeiro vamos deixar uma coisa clara? Você pode beber o que quiser em QUALQUER copo e até direto da garrafa/lata, ninguém vai te julgar (ou vai, mas é problema da pessoa). Porém, a escolha do copo é um fator muito relevante na sua experiência com a cerveja.


Do mesmo modo que dizem que “comemos com os olhos”, podemos afirmar que também bebemos com eles. O apelo visual de um belo copo e a possibilidade de ver todas as características da nossa amada bebida é de dar água na boca. Mas, muito além disso, o formato do copo tem funções importantes na degustação, como colaborar na formação e retenção de espuma, na manutenção da temperatura e na liberação do aroma. Estas são nossas sugestões para tirar o que temos de melhor das nossas cervejas:


Pilsner

Não amigos, esta não é uma tulipa. Este tipo de taça (ou copo, nos modelos sem haste) é ideal para cervejas leves, claras e translúcidas. O seu formato com a boca mais larga que a base, facilita a visibilidade da limpidez do líquido e a formação de colarinho, permitindo que a espuma cubra a cerveja por mais tempo e direcionando o aroma para o nariz. Estilos: Todas as cervejas pilsen.






Tulipa

Sim, aqui está uma Tulipa! O nome remete ao formato da flor na qual foi inspirada. Este modelo é ideal para cervejas com muita formação de espuma como as belgas e cervejas de degustação mais lenta (com alto teor alcoólico). O bojo redondo e largo e a boca mais estreita permitem que você beba sem afetar muito o colarinho, ao mesmo tempo que favorece a percepção dos aromas e o aquecimento da cerveja pela palma da mão. Estilos: Ales Belgas (ex. Belgian Strong Ale, Dubbel, Tripel, Saison, Lambics), RIS, Imperial IPA e IPA.



Pint

A pronúncia do nome deste copo super versátil é paint. Sua base é mais estreita que a boca e ajuda a desacelerar o aquecimento da cerveja. Existem pints de diversos tamanhos e pequenas variações no formato, porém vale destacar que os dois principais modelos são o inglês, com 568 ml, e o americano, com 473 ml. Aqui no Brasil muitos bares trabalham ainda com o half pint que tem cerca de 250 ml. Estilos: APA, IPAs e Ales Inglesas (ex. Bitter, Brown Ale, IPA e Porters).





Teku

Está belíssima taça com nome que propicia piadas de tiozão foi desenvolvida para ser um copo “coringa” por excelência, favorecendo as análises sensoriais dos mais variados estilos de cerveja. O nome veio da união das primeiras sílabas de Teo Musso, mestre-cervejeiro e fundador da cervejaria italiana Baladin, e Kuaska, nome de Lorenzo Dabove, um dos maiores especialistas de análises sensoriais de cervejas da Europa. Estilos: todos.



Dicas para a manutenção dos copos:

- Lave o copo na mão com detergente neutro e uma bucha limpa;

- Enxágue com água corrente;

- Deixe secar naturalmente com a boca para baixo;

- O serviço da cerveja deve ser feito com o copo em temperatura ambiente. Não vá deixar essas belezinhas no congelador, pelo amor de Ninkasi!

 

Pessoal, então é isso! A Noi tem alguns destes copos para venda pelo site e também podem ser entregues com as cervejas pelo delivery ou no Drive Thru da fábrica, em Itaipu, Niterói. Brindem em casa e bebam local!

993 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page