Cerveja fresca em casa? O Growler é a resposta!

Atualizado: 17 de Abr de 2020

Nossa “Resenha Noi” desta semana vai falar sobre o growler, um grande aliado no hábito de consumo de cerveja fresca em casa (ou onde você quiser). Ele nada mais é do que um vasilhame com tampa para transporte de chope e é perfeito para compra da sua cerveja artesanal preferida. Normalmente eles são feitos de vidro, cerâmica, aço ou de pet descartável e tem capacidades entre 1 e 5 litros, sendo que o modelo de 2 litros é o mais popular. Os preços variam bastante! A Noi tem modelos a partir de R$ 75,00.


Em geral, após aberto o growler mantém as propriedades da cerveja por até dois dias, mas o ideal é que o consumo seja imediato. Enquanto fechado e refrigerado ele pode durar bem mais e a qualidade é garantida por pelo menos uma semana. Neste sentido, é muito importante conferir a vedação da tampa para a manutenção da carbonatação e das características da sua cerveja.


Em tempos pré-quarentena e Covid-19, o consumidor se dirigia ao ponto de venda preferido e abastecia o growler com a artesanal da vez, quase sempre com descontos generosos se comparado ao preço para o consumo no local. Agora, podemos dizer eles são a melhor opção para o consumo de chope em casa. Diversas cervejarias, bares e pubs adotaram este meio para a venda por delivery.


Vantagens

  • Beber cerveja fresca em casa (ou em outras reuniões sociais, quando permitido);

  • Incentiva o comércio local e os pequenos produtores (Beba Local!);

  • Sustentabilidade: Com exceção do PET que é descartável e reciclável, todas as demais são reutilizáveis;

  • Economia: Os preços costumam ser mais camaradas para o consumo de chope em casa;

  • Menos produção de lixo: Justamente por serem reutilizáveis, a quantidade de material descartado é nula (com exceção das garrafas PET).

Desvantagens

  • Você é o responsável sanitização (limpeza) do seu growler. Dica: Logo após o uso lave com água quente (não fervente, a da torneira já resolve). Repita o processo duas vezes e deixe-o secar ao ar livre;

  • Caso você não o limpe, na próxima vez que enchê-lo alguma impureza pode afetar a qualidade da cerveja;

  • Cuidado, Frágil! Os growlers de vidros e cerâmica, apesar de parecerem parrudos podem não sobreviver a uma queda. Acontece nas melhores famílias...


TIPOS DE GROWLERS


Vidro

O growler de vidro é o mais popular e normalmente encontrado na versão âmbar, mas existem versões transparentes e coloridos. Ele não costuma ser pesado e ainda permite que você veja o quanto de cerveja está em seu interior. Importante ter com ele o mesmo cuidado que você tem com seu copo preferido. Ambos podem quebrar e te deixar na mão...





Cerâmica

Os growlers de cerâmica têm muito apelo visual e existem diversos modelos um mais bonito que outro. Como o de vidro, também demanda cuidado, apesar de serem mais resistentes. Eles são naturalmente mais pesados e não permitem que você veja a quantidade de cerveja ou a permanência de resíduos em seu interior. Em compensação, mantém a temperatura do chope por mais tempo.






Aço

Bonitos, leves e resistentes. O growler de aço inoxidável ajuda a manter a temperatura da cerveja por mais tempo que os anteriores. Alguns modelos contam com uma camada de vácuo entre as paredes externa e interna e prometem conservar a temperatura por até 24 horas fora da geladeira. As desvantagens ficam por conta do preço (que costuma ser bem mais caro) e da impossibilidade de ver seu interior.




PET

A salvação dos bebedores durante a quarentena forçada pelo Covid-19. São descartáveis, recicláveis, extremamente leves e normalmente encontrados na versão âmbar. Durante a quarentena eles não estão sendo cobrados pela Noi e isso vale tanto no Delivery (Noi em Casa) quanto no Drive Thru (na fábrica, em Itaipu).