top of page

Toda cerveja tem uma história! Esta é a da Avena, o rótulo mais premiado da Noi

Atualizado: 27 de jan. de 2021

A Noi é a cervejaria artesanal mais premiada do Rio de Janeiro. São 59 prêmios nestes nove anos de caminhada. Porém, uma receita é a mais premiada da mais premiada! A Avena, uma Belgian Pale Ale, ostenta nada menos do que dez medalhas em concursos, sendo que três internacionais. A sua receita foi desenvolvida pelo renomado mestre cervejeiro Leonardo Botto, que também assina a Noi Rossa (Irish Red Ale) e a Noi Bianca (Weiss e que teve sua história contada aqui), e faz parte dos seis primeiros rótulos lançados pela Noi, em 2011.


As Belgian Pale Ale são caracterizadas pelo alto drinkability (ou seja, fáceis de beber) e são frutadas, maltadas e com leve amargor, além de uma espuma cremosa, branca e de boa duração. A cor varia do âmbar ao cobre e o que as coloca nesta categoria de Pale Ales são os fermentos belgas utilizados. Na minha humilde opinião é uma ótima opção para quem já deu os primeiros passos neste universo das cervejas artesanais.


A Avena tem 5,2% de ABV, 21 de IBU e corpo médio. Traz dois tipos de malte de cevada, malte de trigo e flocos de aveia, além de duas variedades de lúpulo. No sabor e no aroma traz notas de mel e laranja. Ela harmoniza com frutos do mar, molho pesto, carnes suaves e risotos de limão siciliano ou legumes. Nós indicamos a tulipa como copo de degustação, mas qualquer outro da nossa lista de copos coringas também são boas opções.


Para Bárbara Buzin, diretora da Noi, o segredo da Avena para tantas medalhas está na correção de sua receita e no padrão mantido pelos nossos mestres cervejeiros. “Nos concursos cervejeiros vários quesitos são julgados, mas o primordial é estar dentro do estilo proposto. A Avena é uma Belgian Pale Ale que seria bebida e aprovada em qualquer pub belga. Isso é mérito da receita do Botto, mas a quantidade de medalhas é prova que nosso time garante padrão mesmo com o crescimento do volume produzido. Temos muito orgulho dessa cerveja que é a preferida de muitos dos nossos clientes.”, finalizou Bárbara.


Lista de prêmios


Ouro

Melhor Belgian Ale na Copa das Cervezas de America 2017 (Chile)

Copa das Cervezas de America 2016 (Chile)

South Beer Cup 2015 (Argentina)


Prata

Copa Cerveja Brasil Abracerva 2018

Festival Brasileiro da Cerveja Blumenau 2017

Festival Brasileiro da Cerveja Blumenau 2013


Bronze

Copa das Cervezas de America 2017 (Chile)

Festival Brasileiro da Cerveja Blumenau 2016

Festival Brasileiro da Cerveja Blumenau 2015

Festival Brasileiro da Cerveja Blumenau 2014



Avena – Ficha Técnica

Cerveja: Noi Avena

Estilo: Belgian Pale Ale

ABV: 5,2%

IBU: 21 IBU

Formato: Chope e Garrafa de 600 ml

Copo indicado: Tulipa










 

Se você ainda não provou a Noi Avena, não pode perder este kit incrível com três garrafas de 600 ml e uma tulipa que está disponível na nossa loja online. E aí, que outra cerveja da Noi você quer conhecer melhor?

1.135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page