top of page

Toda cerveja tem uma história! Essa é a da Selvaggio, nossa Wild Ale medalhista no World Beer Awards

Você já ouviu falar em cervejas selvagens? Elas recebem este nome porque ao invés da levedura tradicional (introduzidas nas receitas das cervejas), utilizam o método de fermentação espontânea com leveduras encontradas no ar, em frutas e até mesmo no recipiente utilizado para essa fermentação. Este é o caso da Noi Selvaggio, uma American Wild Ale desenvolvida pelo Guilherme Zanin, nosso mestre cervejeiro, e que tem muitas curiosidades e informações bacanas de saber.

Produção

A fermentação da Noi Selvaggio foi feita em barrica de Vinho do Porto com cereja e levou quase dois anos para chegar ao ponto desejado pelo Guilherme. A complexidade da cerveja traz notas vinificadas e característica amadeirada e de frutas, tanto no paladar quanto no aroma e potentes 12,8 % de ABV e 28 de IBU.


Exclusividade

Foram produzidos apenas 600 litros desta preciosidade lançada na versão carioca do Mondial de la Bière, em setembro de 2019. Ou seja, 1800 garrafas de 330 ml e nada mais, mas para sua sorte o rótulo ainda está disponível \o/.


Qualquer semelhança não é mera coincidência

O rótulo da Selvaggio foi inspirado em Bárbara Buzin, diretora da Noi, que também dá nome a outra receita da cervejaria. A Noi tem como característica homenagear a família e suas origens italianas ao batizar suas cervejas (já falamos da Noi Bianca neste texto aqui). A Noi Bárbara, uma Barley Wine, tem tons de rubi e como ela é ruiva, acabou levando seu nome. Já a Selvaggio tem uma ilustração no rótulo de uma mulher gritando com os cabelos soltos, rebeldes e avermelhados, em referência a cereja, e se basearam nesta foto aqui embaixo:



Medalhista

Ok, o título desta Resenha Noi já entregou essa informação, mas a Noi Selvaggio foi medalha de prata na categoria “Flavoured Wild/Sour” do World Beer Awards 2019, um dos mais importantes concursos cervejeiros internacionais. Mas uma curiosidade é que a medalha veio no dia nove de agosto de 2019. Portanto, antes mesmo do seu lançamento no Mondial.


Vale guardar

Como antecipamos nesta Resenha Noi sobre cervejas de guarda, a Noi Selvaggio está envelhecendo muito bem. Então, se você puder comprar duas unidades e beber em anos diferentes a experiência pode ser muito bacana! Aproveite e use nossa ficha de degustação para tomar suas notas.


Ficha Técnica

Cerveja: Noi Selvaggio

Estilo: American Style Wild Ale – Strong Ale de fermentação espontânea em barrica de Vinho do Porto com cereja

ABV: 12,8 %

IBU: 28 IBU Formato: Garrafa 330 ml






 

Você encontra a Noi Selvaggio nos restaurantes Noi Gastronomia e em alguns sites cervejeiros (como o Bro’s Beer). Vale pesquisar! Até a próxima semana.

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page