top of page

Toda cerveja tem uma história, e esta é a da Nuova Terra!

Atualizado: 27 de jan. de 2021

Ano novo, vida nova e cerveja com lúpulo novinho em folha também! E, para não sairmos da onda de novidades, vamos falar da Nuova Terra, a New England IPA da Noi que acabou de ter sua segunda edição lançada em lindas latas de 473ml.


O rótulo foi a primeira incursão pelo território das cervejas disponíveis exclusivamente em versão não pasteurizada, o que garante o frescor e uma “explosão de aromas e sabores". Com amargor de 45 IBU e 6,4% de teor alcoólico, a Nuova Terra tem como base de apoio o lúpulo Columbus. A novidade, porém, é que, em cada edição, um lúpulo diferente ganha destaque, ao ser adicionado em diversos momentos da brassagem e – em uma quantidade "absurda" – no dry hopping. O lúpulo da vez é o Citra (na versão de estreia foi utilizado o El Dourado).


A diretora da Noi, Bárbara Buzin, explica que a ideia é que a Nuova Terra leve o consumidor para uma nova viagem sensorial a cada edição, por conta da variação do lúpulo em destaque: “A Noi é muito conhecida por manter um padrão de qualidade e regularidade dos rótulos. Nós batizamos essa receita de Nuova Terra porque estamos explorando novas possibilidades para a marca e queremos apresentar experiências inéditas a cada edição que lançamos. Queremos que a lata chegue para o cliente sempre o mais fresca possível para preservar todas as características sensoriais de aroma e sabor.”


As New England IPA se diferem em alguns aspectos da IPA tradicional:

Visual – As NEIPA são geralmente turvas e, em alguns casos, até mesmo opacas. Isso se dá pela ausência de filtragem e pelo uso de adjuntos como aveia e trigo, além dos óleos do lúpulo, que ficam suspensos. Por vezes, parecem verdadeiros sucos, não é à toa que também são conhecidas como Juicy IPA.

Sabor – Amargor moderado e paladar extremamente frutado. Os lúpulos escolhidos tendem aos frutos tropicais, como abacaxi, manga, mamão, melão e maracujá. No caso da Citra, como o nome sugere, o paladar tende ao de frutas mais cítricas, tal qual limão, lichia e grapefruit (nossa toranja).

Sensação na boca – São cervejas aveludadas, macias e encorpadas.

Ficha técnica

Cerveja: Nuova Terra – Citra

Estilo: New England IPA

ABV: 6,4 %

IBU: 45 IBU Formato: Lata 473ml









Não sei se vocês beberam a versão com El Dorado. Estava sensacional. Se perdeu a oportunidade, não deixe de aproveitar para degustar uma Nuova Terra quando encontrá-las nas casas Noi, sites especializados e outros pontos de venda. No nosso Instagram, sempre damos o mapa da mina. Feliz Ano Nuovo e até semana que vem.

283 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page