Toda cerveja tem uma história! A da Fiorella é uma homenagem ao nonno

Atualizado: Jan 27

Quase todo apreciador de artesanais é um curioso sobre o estilo que está bebendo ou quer saber um pouco mais sobre o rótulo da vez. Quem nunca pesquisou no Google, em aplicativos ou viu vídeos no YouTube sobre a cerveja que iria beber? Fato é que toda cerveja tem uma história e aqui na Resenha Noi vamos conhecer os “bastidores” de alguns dos nossos rótulos. A de hoje é sobre a Fiorella, uma homenagem ao nonno Fiorello Buzin.

Bianca Buzin, diretora da Noi, nos conta como este rótulo foi escolhido para homenagear seu avô. “Nosso nonno Fiorello é descendente de italianos e foi um dos primeiros membros da nossa família no Brasil. Ele tinha uma personalidade marcante e teve uma vida de muito trabalho no campo. Em italiano, Fiorello (no feminino) significa pequena flor. Juntamos o fato de usarmos muito lúpulo à potência do sabor e não tivemos dúvidas na hora de batizar essa receita”, resumiu Bianca.


Lançada na primavera de 2018, a Fiorella é uma American IPA, estilo conhecido por receber cargas generosas de lúpulos americanos com características aromáticas, cítricas e florais, além do amargor pronunciado. Com 6,3% de ABV (teor alcoólico) e 60 IBU (medida de amargor), nossa receita tem na sua base os lúpulos Cascade, El Dorado, Mosaic e Nugget e Dry Hopping dos três primeiros.


Para Guilherme Zanin, mestre cervejeiro da Noi, a Fiorella veio para atender a necessidade de ter no portfólio uma cerveja lupulada que não fosse tão potente quanto a Amara, uma Imperial IPA com 10,5% de ABV e 115 IBU. “Todo dia, ao final do expediente, quando queria relaxar com uma cerveja mais lupulada eu bebia a Amara e saia da fábrica trocando as pernas. Isso não é necessariamente ruim, mas tem dias que precisamos pegar mais leve. Comecei fazendo a Fiorella para consumo próprio e quando a receita já estava redonda, chegou a hora de colocar em linha.”, comentou Guilherme.



Guilherme escolheu para a Fiorella alguns lúpulos com uma pegada mais para frutas de caroço (pêssego, damasco e manga). “Minha inspiração foi o damasco, tanto que a cor da cerveja se aproxima a da fruta. Nós utilizamos uma pequena fração de maltes caramelos para conseguir esse tom e dar um leve sabor. Mas o destaque fica para os lúpulos mesmo: El Dorado com notas de frutas de caroço, Mosaic para trazer um sabor resinoso e o Cascade para notas mais cítricas.”, explicou o mestre cervejeiro da Noi.



Fiorella – Ficha Técnica

Cerveja: Noi Fiorella

Estilo: American India Pale Ale

ABV: 6,3%

IBU: 60 IBU Formato: Chope e Garrafa de 600 ml

Copo indicado: Pint







Se você ficou curioso para conhecer a Fiorella, acesse este link ou peça pelo Whatsapp dos números 21.96763-5148 (Rio) e 21.97165-0774 (Niterói).

E quais são os assuntos que você quer ver neste espaço cervejeiro? Escreva nos comentários e não esqueça: fortaleça o comércio da sua região e beba local!

394 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Fábrica Noi Itaipu

21 2709 3939

Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1964 Itaipu, Niterói Rio de Janeiro

Informações para Imprensa

Saulo Campos

saulo@lumocomunica.com.br 

Ou envie um email para atendimento@cervejarianoi.com.br

Cervejaria Noi - Todos os Direitos Reservados.