top of page

Havana Strong Ale – Aprenda a fazer um coquetel de inspiração cubana com a nossa Diavolo

A Resenha Noi é um espaço democrático para falarmos sobre qualquer assunto referente ao nosso líquido sagrado, sempre tentando agregar algum conteúdo relevante sobre o mundo cervejeiro. Em junho, nós publicamos a receita do Ginger Irish Red, um coquetel feito com a Noi Rossa e assinado pelo mixologista Leandro Saré. Porém, este foi apenas o primeiro texto sobre o tema e hoje nós apresentaremos mais uma criação do Saré, a Havana Strong Ale, que une as potências do rum cubano e da Diavolo, nossa internacionalmente premiada belgian strong ale.

O Leandro nos explicou de onde veio a ideia na hora de criar a receita. “A Diavolo é uma cerveja com um toque meio ácido e com o cítrico acentuado, que automaticamente me remeteu ao frescor do coquetel cubano. O rum harmoniza perfeitamente com essas características Diávolo, adicionei o limão siciliano para dar ainda mais punch nessa combinação e o óleo saccharum equilibra o dulçor da receita. A tuile de coentro e a pimenta rosa finalizam a composição. A tuile de coentro traz crocância e remete à pratos com frutos do mar e a pimenta rosa fecha com todo seu toque aromático”, explicou.


Eu já achei interessante, apesar de não fazer ideia do que é uma tuile ou como se faz o óleo saccharum, mas o Saré explica: “A tuile é um crocante muito fácil de fazer, além de ser um recurso decorativo, acrescenta os sabores que citei. O óleo também é bem simples, é basicamente um xarope que faremos com a casca de frutas cítricas, mas leva cerca de um dia para ficar pronto”.

Então vamos ao que interessa, que é aprender a fazer o Havana Strong Ale.


Você vai precisar de:

- 45ml Rum

- 15ml Suco de Siciliano

- 15ml Óleo Saccharum

- Noi Diavolo

- Taça de Vinho

- Gelo

- Tuile de Coentro

- Pimenta Rosa


Em primeiro lugar precisamos preparar o óleo saccharum. Tire a pele da sua fruta cítrica de preferência (neste caso pode ser o limão siciliano que também será utilizado na receita) e tente deixar o mínimo da parte branca da casca. O peso que tiver a quantidade de casca, vamos colocar a mesma coisa de açúcar refinado. Na sequência, colocamos essa mistura dentro de um saquinho, fechamos com o mínimo de ar possível dentro e deixamos descansar por 24 horas. Este preparado vai “sorar” e extrair todo o óleo essencial da casca. O resultado é um xarope adocicado e cítrico muito gostoso que pode ser usado na composição de vários outros coquetéis e pode ser armazenado em geladeira por até 15 dias.


A tuile também já deve estar pronta na hora do preparado do Havana Strong Ale. Para isso vamos precisar de 50ml de água, 50 ml de óleo, 10g de farinha de trigo e 10g de coentro. É só bater tudo em um liquidificador ou mixer, colocar o equivalente a uma colher de sopa em uma frigideira antiaderente e esperar secar por cerca de 50 segundos.


Agora é só juntar tudo! Colocar o gelo na taça, adicionar o rum, o óleo saccharum, o suco fresco de limão siciliano coado e completar com a Diavolo. Para decorar, encaixar a tuile de coentro na borda da taça e colocar um pouco de pimenta rosa.


A primeira impressão é a fusão do aroma da pimenta rosa com o cítrico do Limão, a Diavolo tem uma espuma cremosa que confere ao coquetel uma textura aveludada e bastante corpo. O rum traz a pegada alcoólica e notamos ao fundo as notas amadeiradas da cerveja e o equilíbrio final é dado pelo óleo saccharum que unifica todas as nuances da receita.

 

E aí, vai tentar montar o Havana Strong Ale em casa? A apresentação do Saré ficou incrível, se quiser mostrar a sua para gente é só marcar nossas arrobas @sare.leandro e @cervejanoi. E você pode pedir a Noi Diavolo pelo nosso Whatsapp !

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page